Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” foi chamado por Deus para o ministério profético, em um dos piores períodos da história de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. Mas, em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.

Elias foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6:24). 

I – QUEM ERA ELIAS
O mais famoso e dramático dos profeta de Israel;
  • Foi contermporâneo de Acabe, Jezabel, Acazias, Obadias, Jeú e Aazael;
  • Predisse o início e o fim de uma seca de três anos e meio (I Rs 17.1; 18.44);
  • Fugiu da presença de Acabe e foi sustentado pelos corvos e por uma pobre viúva (I Rs 17.1-6; 8-16);
  • Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança (I Rs 17.22);
  • Desafiou os profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18.22-45);
  • Ameaçado de morte, fugiu com medo de Jezabel e desejou a morte (I Rs 19.4);
  • Caminhou 40 dias 40 noites, após ser alimentado com pão e água, trazidos por um anjo (I Rs 19.8);
  • Ao chegar em Horebe, esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus (I Rs 19.12);Unge Elizeu como seu sucessor (I Rs 19.15,21);
  • Foi levado ao céu em um redemoinho (II Rs 2.11)
  • A história de Elias está registrada em I Rs 17.1 até II Rs 2.11.
Sua terra e sua gente.
O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma declaração sobre a sua terra e seu povo: “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade” (1 Rs 17.1). Estas palavras põem no cenário bíblico uma das maiores figuras do movimento profético. Elias era de Tisbe, um lugarejo situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão. Esse lugar não aparece em outras passagens bíblicas, mas é citado somente no contexto do profeta Elias (1 Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36). Elias se tornou muito maior do que o meio no qual vivia. Na verdade, não foi Tisbe que deu nome a Elias, mas foi Elias que colocou Tisbe no mapa!


Davi, Pedro, Paulo, também construíram uma história cheia de sentido e significância. Todos nós deveríamos imitá-los e viver de tal modo que a nossa história se tornasse um testemunho para a posteridade. 

II – CONTEXTO POLÍTICO E RELIGIOSO DO TEMPO DE ELIAS

1. Era um período de sucessão de reis ímpios: Nos dias de Elias, Israel estava sendo governado por reis maus e idólatras. A Bíblia diz que Onri “… fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele” (I Rs 16.25,26). Quando Onri morreu, em seu lugar reinou seu filho Acabe (I Rs 16.28), que teve a capacidade de fazer pior do que todos os reis que lhe antecederam. A Bíblia diz acerca de Acabe: E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele… (I Rs 16.30,31). 

2. Era um período de idolatria: O rei Acabe destaca-se nas Escrituras como um rei idólatra, pois ele andou nos caminhos de Jeroboão (I Rs 16.31); serviu a Baal e o adorou (I Rs 16.31); conduzindo toda a nação à idolatria. Como se não bastasse, Acabe casou-se com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; casamento este, jamais aprovado por Deus. Tudo isto fez Israel mergulhar no mais profundo paganismo, sem nenhuma pretenção de preservar o culto a Jeová, tornando-se uma nação idólatra e pagã, como as demais nações. 

3. Era um período de crise: Quando Acabe, influenciado por sua esposa Jezabel, substituiu o culto à Jeová pela adoração à Baal (I Rs 16.31-33), Elias apareceu repentinamente perante o rei para anunciar a ausência de chuva e orvalho sobre a terra (I Rs 17.1). Como a chuva é um dos principais elementos de sustentação da natureza, a falta dela provocou seca, fome e miséria. As Escrituras dizem que “… a fome era extrema em Samaria” (I Rs 18.2). Isto fez com que Acabe se irasse ainda mais com Elias, pois achava que ele era o culpado daquela calamidade. 

4. Era um período de inversão de valores: Em meio a crise e à miséria, o rei Acabe parece estar mais preocupado com os cavalos e as mulas do que com os súditos do seu reino; pois ele chama Obadias, e saem à procura de água para preservar a vida dos animais (I Rs 18.5,6). Possivelmente movido pelo desespero, o próprio Acabe sai à procura de água com Obadias, o que não era um fato comum, pois, como rei, ele podería apenas ordenar a seus servos que saíssem à procura de água. 

5. Era um período de idolatria e perseguição aos profetas: Jezabel, esposa do rei Acabe, ocupa o lugar de esposa mais ímpia da Bíblia. Além de controlar o seu esposo (I Rs 21.25), ela levou a nação de Israel a adorar seus deuses (I Rs 18.19,20). Como se não bastasse, intentou matar a todos os profetas do Senhor (I Rs 18.4). Foi nessa ocasião que Obadias, um homem temente a Deus e servo do rei Acabe (possivelmente um mordomo ou camareiro do palácio), conseguiu esconder cem profetas do Senhor e os sustentou com pão e água, pondo em risco a sua própria vida, pois, caso fosse descoberto, tanto ele como os cem profetas, seriam mortos à mando de Jezabel. 

6. Era um período de abuso de poder: No capítulo 21 de I Rs, está registrado que Acabe desejou adiquirir uma vinha que pertencia a Nabote. Como Nabote recusou-se vender a sua vinha para Acabe, Jezabel enviou cartas aos anciãos e aos nobres da cidade, com o selo do rei (como se estivesse sido escritas por ele), e mandou colocar duas falsas testemunhas contra Nabote, acusando-o de blasfêmia contra Deus e contra o rei, e, depois, o apedrejassem; fazendo com que seu marido possuisse a vinha que pertencia a Nabote (I Rs 21.1-16), numa demonstração de que, tanto Acabe como sua esposa Jezabel, eram capazes de fazer qualquer coisa para conseguir seus objetivos, até mesmo, mandar matar pessoas inocentes.É em meio a essa crise social, moral e espiritual, Deus levanta o profeta Elias para combater o pecado, proclamar o juizo e chamar o povo ao arrependimento. 

III – PRINCIPAIS VIRTUDES DO CARÁTER DE ELIAS 
São muitas as virtudes que as Escrituras registram sobre a vida deste destemido profeta: 

1. Elias aprendeu a confiar em Deus: Profetizar no tempo de Elias não era uma tarefa fácil. Era colocar a sua própria vida em risco (I Rs 18.4). E Elias foi chamado para profetizar exatamente contra aqueles que tinham o poder nas mãos: o rei Acabe e sua ímpia esposa, Jezabel. Mas Elias não vacilou: Profetizou a falta de chuva e de orvalho (I Rs 17.1); combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel (I Rs 18.18); desafiou os profetas de Baal (I Rs 18.22-40) e predisse a morte do rei Acabe e de sua esposa Jezabel (I Rs 22.17-24). Somente uma confiança inabalável em Deus poderia levar um homem a profetizar naqueles dias. 



2. Elias aprendeu a depender de Deus: Ao contrário do que muita gente pensa, depender de Deus não é uma tarefa fácil. É preciso ter fé. A trajetória de Elias nos ensina isto: ora bebendo água de um ribeiro e se alimentando de pão e carne trazidos pelos corvos (I Rs 17.1-6); ora sendo sustentado por uma pobre viúva (I Rs 17.8-16); ora alimentando-se de pão e água trazidos por um anjo (I Rs 19.5-7). Com certeza, a confiança de Elias não estava depositada nos corvos, nem na viúva, nem mesmo no anjo, e sim, no Jeová Jireh, o Senhor que provê. 



4. Elias aprendeu a se fortalecer em Deus: Quando Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o ânimo e desejou a morte (I Rs 19.4). Parecia o fim da jornada daquele destemido profeta. No entanto, Deus envia um anjo para lhe dar pão e água (I Rs 19.5-7). Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar à Horebe (I Rs 19.8). Ao chegar em Horebe, ele esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus, que lhe fala numa voz mansa e delicada (I Rs 19.12). Sua forças, então, são renovadas, fazendo com que ele saísse daquela caverna e executasse os propósitos divinos (I Rs 19.15-21).  

3. Elias aprendeu a ter intimidade com Deus: O ministério de Elias não foi marcado apenas por profecias, mas também, por muitos milagres, tais como: multiplicação de azeite e farinha (I Rs 17.16); ressurreição (I Rs 17.22); fogo no altar (I Rs 18.16-46); morte dos soldados do rei Acazias (II Rs 1.9-14); divisão do rio Jordão (II Rs 2.8). Todos estes milagres demonstram claramente que Elias era um homem que vivia em íntima comunuhão com Deus. A maior prova disto é que, semelhante a Enoque, Deus o tomou para si (II Rs 2.11,12). 

CONCLUSÃO

O ministério de Elias foi marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus. Porém, o acontecimento mais notável na vida do profeta Elias não foi profetizar a falta de chuva, nem desafiar os profetas de Baal, nem ressuscitar o filho da viúva. Sem dúvidas, o fato mais notável foi quando lhe apareceram cavalos e carros de fogo e, em um redemoinho, ele foi levado ao céu (II Rs 2.11).

Para ler mais acesse: Elias, o destemido profeta de Deus



FONTE: www.ensinodominical.com.br

52 comentários:

  1. Gostaria de ter a mesma fé do Profeta Elias.

    ResponderExcluir
  2. de ter mais intimidade com Deus como ele teve.

    ResponderExcluir
  3. Eita profeta de DeuS...por isso.precisamos nao é parar...ou nos lamentarmos...mas sim ser profetas de Deus semelhantes a Elias...mesmo tendo falhas e fraquezas nao desistir de fazer a vontade de Deus...essa é a meta...a paz a todos irmãos que leram esse post...Deus tem uma grande obra na tua vida como na de Elias...

    ResponderExcluir
  4. Amem que alegria, de ter lido algumas das suas postagems especialemente sobre Obdias e Elias, muito obrigada, pela sua existencia e com ela a existencia de seu Maravilhoso Blog, oro a Deus por sua vida e por esta Obra Maravilhosa que esta feita neste lindo Blog Deus lhes abençoe Grandemente, sou a pra Graicy Oosterbaan aqui de Amsterdam,,, estava navegando e encontrei seu trabalho e gostaria de continuar na leitura de sua Obra... A PAZ DO SENHOR... Muito obrigada mesmo por a existencia deste lindo Blog. Atenciosamente pastora Graicy Oosterbaan

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito a historia de vida do profeta Elias , pela sua coragem, determinaçao em falar o que Deus mandava , por nao temer falar aos poderosos da época . A intimidade dele com deus , sua simplicidade . Por tudo que vejo em sua historia admiro muito este profeta .

    ResponderExcluir
  6. Tenho três dons: Milagre, Cura e dons de lagrimas.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo subsíde para EBD. Benção pura!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito! Que Deus abençoi hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  9. Ele foi assassino e intolerante. Mandou matar 450 sacerdotes da seita Baal pelo fio da espada

    ResponderExcluir
  10. UM DOS MAIORES PROFETAS DA BÍBLIA.......

    ResponderExcluir
  11. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu blog gostei muito os artigos estão excelentes! eu também tenho um site gospel, porém seu blog é dinâmico! achei uma benção.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dessa matéria. Fico feliz em saber que existem muitas pessoas que se aplicam ao conhecimento da palavra de Deus.
    Que o Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Sera elias uma das testemunhas? Mas ele nao conheceu a morte! Era um homem tremendo

    ResponderExcluir
  15. muito bom o ensinamento... amei, muito edificante, parabens...

    ResponderExcluir
  16. eu me chamo Norberto, sou de governador valadares, mg, na minha opinião existe varios elias ainda pelo mundo, más a falta de fé é tanta que as pessoas nem nota, parabéns pelo seu blog e as mensagem nele escrita, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Amei, esse estudo será o alimento que darei as ovelhas que o Senhor me confiou hoje.

    ResponderExcluir
  18. Os finais dos tempos estão chegando,e o Grande Profetas de todos os tempos enviado por Yahweh(Deus)Já vive entre os viventes, aqui na terra, e já está se preparando antes que venha o " Grande Dia do Senhor"(Malaquias.4:5). E aquele que quiser ser salvo, e preciso que confesse os seus pecados, e se arrependa, e se converta e não peque mais; e lê a Bíblia com atenção e fé na palavra de Deus, e seguir com devoção os dez mandamentos do Senhor (êxodo.20:1-17), (Levítico.26:1-12). Assim você terá nascido de novo, não na carne, mas no espirito. Não se deixe enganar pelas doutrinas, dos malditos e falsas profetas dos últimos dias e nem pela a besta, que só sabe ensinar adorar imagens de esculturas(Apocalipse(16:13-14)que só faz roubar o todo Poderoso(Malaquias.3:8-9) enganando os desgraçados cegos , fracos e oprimidos.

    ResponderExcluir
  19. NOS ESTAMOS PRECISANDO DE PESSOAS COMO ELIAS.COM DETERMINAÇÃO
    E CORAGEM PARA ENFRENTAR ESSE MUNDO QUE TA CADA VEZ PIOR..

    ResponderExcluir
  20. Que Deus possa derramar sobre os crentes essa unção maravilhosa desse profeta!!! Eu quero.

    ResponderExcluir
  21. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  22. A leitura a textos como esses, de informações claras e precisas, nos edificam, nos leva a um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelas mensagens , excelente trabalho, aprendi muito com o profeta Elias, que Deus possa levantar homens com compromisso com a palavra e com o próprio Deus, que venha levar as pessoas a confiar mais em Deus e realizar a sua obra com amor e compromisso.

    ResponderExcluir
  24. hj vivemos estes mesmos dias,dias de pura idolátrias.E se falar as vrdds de DEUS vc corre riscos,riscos desde perder seu cargo e como até ser preso. Hj as coisas estão mudadas,trocaram religião,por religiosidades. Parece ser iguais as palavras mais posso te dizer q não são iguais!!! Pois Jesus te chama como vc esta,mais através de seu ESPÍRITO SANTO jorrara um manancial de águas vivas. Agora venha como esta,e permanece da mesma forma!!! Estão tentando calar o DEUS VIVO. Até qndo os profetas se calaram??? Ainda tem profetas q não se prostaram e nem beijaram a face de baal. Eu aqui tenho feito a minha parte,prego mesmo contra o pecado.E procuro me concertar todos os dias,por misericódia de DEUS. E graças a ELE estou vivo ainda. GLÓRIAS e HONRAS á esse DEUS q tudo pode. AMÉM.

    ResponderExcluir
  25. ah Senhor meu assim como teu servo Elias usa-me para tua obra!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Que sejamos como o Profeta Elias....Homem e mulheres temente ao Deus todo poderoso!!!!

    ResponderExcluir
  27. Veja tao lindo sao as historias desses personagens
    prova viva que Deus falou : no tereis afliçoes
    mas estarei contigo
    eu amo Deus por isso
    ele segura nas minhas maos por onde
    eu passo

    ResponderExcluir
  28. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do PAI, e do FILHO e do ESPIRITO SANTO. Ensinando-as a guardar todas as coisas que EU vos tenho mandado, e eis que EU estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt 28: 19-20, se o EVANGELHO é renunciar, e esta provado que o homem sem DEUS não é nada, porque nós ficamos sempre a querer, mais e mais desculpas , resposta para nossa , incredulidade, irmãos, nós não precisamos ser reconhecidos por ninguem, a nossa glória é fazer com que às pessoas, conhessam a DEUS, e que nós diminuamos para que o seu REINO CREÇA, MAIS E MAIS . LOUVADO SEJA O SANTO NOME DO SENHOR, PARA TODO O SEMPRE , AMÉM.

    ResponderExcluir
  29. Por isso, que muitos perguntavam se João Batista era Elias, porque realmente ele era um grande exemplo de um homem temente a Deus.

    ResponderExcluir
  30. Está precisando Deus, levantar homens e mulheres, que tenha coragem ousadia de pregar a verdade, e não falar somente aquilo que as pessoas quer ouvir, Elias sem duvida foi um grande homem de Deus, cada os profetas da ultima hora, Jesus está voltado e nós estamos calado porque!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. quero porçao dobrada do espirito dde elias

    ResponderExcluir
  32. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito pra morrer esalvar vcs eu tambem pense nisso ele te ama

    ResponderExcluir
  33. diacno luciano fernandes boa palavra. O profeta Elias representa uma Igreja viva, que nao se conrompe com o pecado e nao aceita protituiçao no altar. nos estamos precisando de lideres com esse proposito que denucie o pecado.

    ResponderExcluir
  34. Enriquece a vida do servo saber que Elias foi gente como a gente, porém em meio todas as lutas ele não abriu mão de servir a Deus com sua vida.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito dessa matéria. Fico feliz em saber que existem muitas pessoas que se aplicam ao conhecimento da palavra de Deus.
    Que o Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  36. ADOREI, TEXTO OBJETIVO, CLARO.
    APRENDI MUITO.
    QUE DEUS CONTINUE A INSPIRAR O AUTOR DO ESTUDO.
    ROSELY

    ResponderExcluir
  37. DEUS ESAT CONTANDO COM UM POVO QUE NÃO SE VENDA , A ACABE E A JAZABEL !!!!

    ResponderExcluir
  38. Deus continue te usar com poder e graça em o nome de Jesus é sempre gratificante poder contar com estudos tão bons assim. Sabemos que ainda há muitos Elias sobre a terra não podemos e nem devemos nos vender ao maligno mas usar de todo o Esprito de coragem que nos foi dado por Deus e que no abrir e fechar de nossas bocas possam jorrar bençãos para alcançar vidas que estão perdidas sem Jesus.Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  39. Foi de muito proveito para minha pesquisa sobre o Profeta Elias.Que Deus possa abençoar com bençãos sem medidas todos que se empenham para postar o que necessitamos,para ajudar outras pessoas a conhecerem o Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns,é uma benção de deus esse blog.

    ResponderExcluir
  41. E linda a historia de elias eu gostaria muito de ser total menti dependenti de deus

    ResponderExcluir
  42. Grande profeta, que com a unção, e pela fé em Deus, foi usado na batalha dos deuses, no monte Carmelo.
    E o nome do Senhor está sendo Glorificado.

    ResponderExcluir
  43. Eu Josiel Dias, sou autor de um livro ainda nao publicado, intitulado A UNCAO de ELIAS, tendo um estudo minucioso desse assunto, e revelacoes estraordinarias sobre as profecias de Malaquias 4:5 o Elias desse seculo. Um livro de umas 200 paginas, logo nas melhores livrarias do Brasil e do mundo inteiro, a grande revelacao do brasileiro herdeiro da UNCAO que repousou sobre o espirito de Elias...

    ResponderExcluir
  44. 05.06.2014. No capitulo 17 me chamou atençao a obediencia dr Elias mesmp tendo medo mais confiou no Senhor, o covos lhe sustentando, nem mesmo seus filhotes eles alimentam mais quando Deus da a ordem, coisa tremenda que possamos ser como Elias confiantes no Senhor, mesmo que precisemos ir para Queribe, lugar de esquecimento ou de aprendizagem, sabendo que o Senhor prover todas as coisas. Irma Patricia da Assembleia de Deus de Recife do nosso querido pastor Ailton Jose Alves.

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito desse post, bem esclarecedor. A trajetória de Elias nos ensina a depender de Deus acima de tudo e a nunca desistir na primeira dificuldade que aparecer. Grande exemplo de fé! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postagens por Data

Estatíticas de Acesso

Traduzir este site

Membros | Seguidores

Postagens mais acessadas

Redes Socias