Enoque, o homem que "andou com Deus".

4 comentários
A criação do mundo é algo fantástico, a forma como as coisas foram sendo criadas nos deixa deslumbrados. Deus criou o mundo e tudo que nele existe e aceitamos tudo pela fé. Mas muitos fazem a pergunta: Quem criou Deus? Há de fato algumas coisas que nossa mente finita não alcança. Não podemos fazer idéia do começo dos tempos e nem do fim dos tempos, nem dos confins do espaço. Deus é Deus por ser eterno.


De tudo que está ao alcance de nossa mente a coisa mais elevada é a personalidade, a mente, a inteligência. E de onde procedeu tudo isso? Poderia o inanimado criar a inteligência?
Pela fé aceitamos um poder que nos é superior – DEUS, e um dia no além compreenderemos os ministérios da existência.


Nas genealogias percebemos que Enoque é a sétima geração desde Adão. Adão viveu 930 anos, Sete 912, Enos 905, Cainã 910, Maalelel 895, Jarede 962 e Enoque 365 anos. Como vemos das primeiras sete gerações, Enoque que teve a vida mais curta, mas foi o melhor de todos.


Numa sociedade incrivelmente perversa, Enoque andou com Deus. Nascido 622 anos após a criação de Adão, foi contemporâneo de Adão por 308 anos. Deus para si o tomou 69 anos antes de Noé nascer. Foi transladado sem experimentar a morte. Só um outro em toda história teve a mesma sorte, foi Elias.
Enoque e Elias talvez tenham sido designados por Deus para ser uma espécie de figura antecipada do arrebatamento dos salvos. Enoque era um homem de fé e foi esta a qualidade que fez dele o melhor homem dos primeiros dez séculos de história. Pela fé Enoque andou com Deus; e Deus para si o tomou.
I- A Vida e Conversão de Enoque.


Enoque é filho de Jarede; quando nasceu, seu pai contava com 162 anos de idade. A grande experiência de sua vida se deu quando contava com 65 anos de idade, por ocasião do nascimento de seu filho chamado Matusalém ou Metuselá. A Bíblia declara que foi depois do nascimento desse filho que Enoque começou a andar com Deus, e andou com Deus 300 anos.


A fé é indispensável e, é verdadeira a partir de uma experiência com Deus. Enoque podia ter fé sem andar com Deus, mas foi depois de sua conversão que passou a viver diferente.


O apóstolo Paulo, da mesma maneira: cria em Deus e era zeloso em sua religião, perseguia os crentes e o evangelho em nome de sua fé. Mas depois de ter tido uma experiência com Jesus na estrada de Damasco, tomou uma nova postura diante de Deus e começou a andar com Deus e a fazer sua vontade. Foi um grande homem de fé, depois de sua experiência pessoal com Jesus.


Você também pode dizer que é uma pessoa de fé, e eu acredito. Mas o que desejo saber é se sua vida agrada a Deus. Você tem andado com Deus? Quando foi sua primeira experiência pessoal com Jesus? Onde você estava? O que desejo dizer-lhe é que você precisa ter um encontro com Deus para que sua fé se torne real e verdadeira.


Há pessoas que dizem ter fé, mas esta não lhe ajuda em nada; é a fé dos demônios e suas vidas continuam as mesmas de sempre. Falta a paz, a alegria, e principalmente a segurança eterna. A prova disso é que não andam com Deus. Então de que adianta ter fé e não andar com Deus?
II- Pela Fé Enoque viveu em Comunhão com Deus.


Nossa fé precisa nos conduzir a abandonar o pecado!
Gen.5:24 “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”. A condição para estar com Deus é uma vida limpa, isenta do pecado. Foi o que aconteceu com Enoque…


Qualquer pessoa, olhando com os olhos humanos, acha impossível andar com Deus, ser crente. Sem a fé a vida cristã se torna impraticável, é impossível viver em comunhão com Deus.


É muito mais fácil alguém andar como quer, no ritmo da maioria, do que andar com Deus. E muitos que dizem ter fé, andam conforme seus próprios interesses, e não de acordo com a vontade de Deus.
Você precisa ser movido pela fé para ser um crente, pois a própria palavra crente, sugere alguém que crê em Jesus Cristo e em seus ensinos. Não é crente o que diz crer, e que o faz apenas com os lábios.
Deus fala do crente Abraão, homem que é considerado o pai da fé.


Jesus exorta a Tomé para que ele seja um crente e não incrédulo. E da mesma forma, você é convocado a viver uma vida de fé. Que isso não é fácil, todos nós sabemos, mas é o que Deus deseja da humanidade. Gostaria de desafiá-lo a começar viver uma vida de comunhão com Deus, como foi a vida de Enoque.


III- Pela Fé Enoque viu o Futuro.


Judas 14 e 15 “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”.


Tal era a comunhão com Deus, que Enoque profetizou sobre a 2ª vinda de Cristo e também sobre o aparecimento de falsos cristos. Parte de sua profecia está se cumprindo e a outra parte vai se cumprir.
Jesus falou sobre as mesmas questões apresentadas na profecia de Enoque. Advertiu os discípulos e futuros discípulos para que tivessem cuidado e observassem os tempos e estivessem preparados para a vinda do filho do homem em sua glória com os santos. E que enquanto isso tivessem cuidado com os enganadores, falsos profetas.


Paulo também nos adverte a que estejamos preparados para o arrebatamento da Igreja e depois fala sobre a 2ª vinda de Cristo…


Pela fé vemos este dia glorioso, quando os salvos hão de subir ao encontro do Senhor nas nuvens. Pela fé isso já é uma realidade. Pela fé nos preparamos para este glorioso dia, vemos o futuro e não estamos limitados apenas à vida terrena com um fim trágico que é a morte. É infeliz aquele que não tem fé.
IV- Pela Fé Enoque foi transladado.


Heb.11:5 “Pela fé Enoque foi transladado para não ver a morte, e não foi achado, porquanto Deus o transladara; visto como antes de sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”.
Seu arrebatamento se deu por causa da fé, e isto é símbolo do que está para acontecer no mundo. Fica claro que só serão arrebatados aqueles que tem fé em Jesus Cristo, que O aceitaram como Salvador e Senhor de suas vidas, só estarão com Deus os que são caracterizados pela fé Bíblica. Não há outra forma nem fórmula para alguém alcançar a vida eterna, senão a fé. Não existe outra forma de Salvação, senão a fé. Ou a pessoa crê no plano de Deus, ou estará perdida para sempre. Pela fé Enoque foi estar com Deus para sempre.


CONCL. Agora cabe a você pensar seriamente em sua vida de fé. Como tem sido sua fé? Vacilante em alguns casos, pois há pessoas que deixam de ver o futuro e entregam-se à vida presente como verdadeiros loucos, achando que a vida é só isso. Se a vida se limita somente ao terreno, a pessoa se encontra em situação pior do que os irracionais.


Quero lhe desafiar a andar com Deus sem interrupção, a ter fé suficiente para nunca abandonar seus ensinos. E assim, como Enoque, andar com Deus. Enoque andou com Deus durante 300 anos, e sua vida agradou ao Senhor.


Ande com Deus! Viva com Deus! Se você ainda não começou esta caminhada já é hora de iniciar. Comece aceitando Seu plano de Salvação agora.


Fonte: Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org 

 ____________________________________________________________________________
http://www.portalgrace.com.br/
 

4 comentários:

Filipe Severo disse...

muito bom parabéns

Leonardo Rodrigues disse...

Tremenda História de Enoque

malheirosmichele@gmail.com 308100 disse...

Linda mensagem PR.não tinha ciência dos detalhes da vida de Enoque Deus te abençoe por sua explicação apelo ..

robson silva disse...

poucos vive essa vida que énoque teve como nosso criador!!

Postar um comentário