Esse blog já te ajudou de alguma forma?

O Blog Personagem Bíblico, é um blog Cristão sem fins lucrativos que depende de suas doações para manter-se. Se todos que lerem doarem R$ 10 ou qualquer outro valor, poderemos publicar mais arquivos e com mais qualidade. Doe agora. 
Constantemente publicamos estudos bíblicos sobre Personagens Bíblicos, de forma gratuita para seu elevo espiritual. Se em algum momento nosso blog já te ajudou, clique no botão abaixo e faça uma doação de qualquer valor! É simples, rápido e seguro. Através de boleto, transferência bancária ou cartão de crédito. Obrigado!

Veja Quem Somos - CLIQUE AQUI!

Lucas, o médico evangelista

 

Médico e companheiro fiel do apóstolo Paulo. Foi o escritor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Que Lucas era pessoa bem instruída é evidente dos seus escritos. Também, sua formação como médico é notada no seu uso de termos médicos.  Lu 4:38; At 28:8. 

Lucas não classifica a si mesmo de testemunha ocular dos eventos na vida de Cristo, registrados no seu Evangelho. (Lu 1:2) Portanto, parece que ele se tornou crente algum tempo depois de Pentecostes de 33 dC. 

No livro de Atos, Lucas é mencionado de modo indireto pelo uso dos pronomes “nós” e “nos”, e por verbos na primeira pessoa do plural. (At 16:10-17; 20:521:18; 27:128:16) Ele estava com Paulo em Trôade, na segunda viagem missionária do apóstolo, e acompanhou-o dali a Filipos, onde talvez tenha permanecido até o retorno de Paulo na sua terceira viagem missionária. 

Lucas acompanhou Paulo à Judéia, no fim desta viagem missionária (At 21:7, 8, 15), e, enquanto o apóstolo estava por uns dois anos encarcerado em Cesaréia, Lucas provavelmente escreveu seu Evangelho ali (c. 56-58 dC). Acompanhou Paulo na sua viagem a Roma, para este ser julgado ali. (At 27:1; 28:16) Visto que o livro de Atos abrange eventos a partir de 33 dC até o fim dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma, mas não registra o resultado do apelo de Paulo a César, é provável que Lucas tenha completado ali o livro de Atos por volta de 61 dC. 

Lucas juntou-se a Paulo em enviar cumprimentos aos cristãos em Colossos, quando Paulo lhes escreveu de Roma (c. 60-61 dC), e o apóstolo o identificou como “o médico amado”. (Col 4:14) Escrevendo de Roma a Filêmon (c. 60-61 dC), Paulo incluiu cumprimentos de Lucas, chamando-o de um dos seus “colaboradores”. (Flm 24) Que Lucas continuou com Paulo e estava com ele pouco antes do martírio do apóstolo é evidente da observação de Paulo: “Apenas Lucas está comigo.”  2Ti 4:11. 

Alguns sustentam que Lucas era gentio, baseando-se principalmente em Colossenses 4:11, 14. Visto que Paulo mencionou primeiro os “circuncisos” (Col 4:11) e depois mencionou Lucas (Col 4:14), inferem que Lucas não era da circuncisão e assim não era judeu. Mas, isto de modo algum é conclusivo. Romanos 3:1, 2, declara que Deus incumbiu os judeus das suas proclamações sagradas. Lucas é um dos incumbidos dessas proclamações inspiradas. 

As Escrituras tampouco fornecem base para se identificar Lucas com o Lúcio mencionado em Atos 13:1, nem com o ‘parente’ de Paulo, do mesmo nome, mencionado em Romanos 16:21.


Fonte: www.fortalezaredes.com.br/documents/biblia/Mensagem

19 comentários:
Escrever comentários
  1. Tem uma pregação do Marcos Feliciano que fala muito da história de Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como posso procurar no YouTube essa pregaçao? Ou seja como está o nome la?

      Excluir
    2. Como posso procurar no YouTube essa pregaçao? Ou seja como está o nome la?

      Excluir
  2. Tem uma pregação do Marcos Feliciano que fala muito da história de Lucas

    ResponderExcluir
  3. Com estes dados em mãos, podemos concluir que o fato de Lucas ser homem da ciência não tirou dele a fé genuína em Jesus Cristo e no seu Evangelho. Fica esta lição

    ResponderExcluir
  4. Com estes dados em mãos, podemos concluir que o fato de Lucas ser homem da ciência não tirou dele a fé genuína em Jesus Cristo e no seu Evangelho. Fica esta lição

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Lucas e faço medicina hahah, quero ser fiel a Deus como Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome posse da benção! Vá e de frutos

      Excluir
    2. Tome posse da benção! Vá e de frutos

      Excluir

Visualizações

utilizadores online