Tiago, Irmão de Jesus

 

O Senhor Jesus teve vários irmãos biológicos, isto é, filhos do casal Maria e José. O que diz a Bíblia:
“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? (Mt 13.55-56; Mc 6.3). Quatro homens e pelo menos duas mulheres foram os irmãos de Jesus.
O texto, por sua clareza, dispensaria maiores comentários. Maria conservou-se virgem até o nascimento de Jesus; [José] “não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus” (Mt 1.25). “Conhecer” traduz-se como ter relações íntimas. A Bíblia [católica] de Jerusalém, contendo a chancela do então arcebispo de S.Paulo, Paulo E. Arns, datada de 1980, reconhece tal fato ao comentar que “o texto não considera o período ulterior e por si não afirma a virgindade perpétua de Maria, mas o resto do Evangelho, bem como a tradição da Igreja, a supõem”. Isto é, a tradição supõe uma coisa, a Bíblia diz outra. Não é correta a afirmação de que “o resto do Evangelho supõe” o contrário. Não há contradição na Bíblia. Fiquemos com a Palavra.

Outra Bíblia aprovada pelo Vaticano apresenta comentário semelhante: “Enquanto (ou até que): esta palavra portuguesa traduz o latim donec e o grego heos ou, que por sua vez estão calcados sobre a expressão hebraica ad ki que se refere ao tempo anterior a esse limite, sem nada dizer do tempo posterior, cf. Gn 8.7; Sl 109.1; Mt 12.20; 1 Tm 4.13. A tradução exata seria: “Sem que ele a tivesse conhecido, deu à luz...”, pois a nossa expressão “sem que” tem o mesmo valor” (Bíblia Sagrada, Edição Ecumênica, tradução do padre Antonio Pereira de Figueiredo; notas e dicionário prático pelo Monsenhor José Alberto L. De Castro Pinto, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro; edição aprovada pelo cardeal D. Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro; BARSA, 1964).

Referida Bíblia confirma o que foi dito na Bíblia de Jerusalém, isto é, que a Palavra nada diz sobre a virgindade APÓS o nascimento de Jesus. Enquanto não nasceu Jesus, José não a conheceu. O texto não considera o período posterior ao nascimento. Em outras palavras, a Bíblia não confirma a doutrina da virgindade perpétua de Maria. Outro texto:
“Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor (Gl 1.18-19). Aqui vemos a distinção entre ser apóstolo do Senhor e ser irmão. Encontramos também essa distinção em 1 Co 9.5: “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?”.

Vejamos mais esse relato de um historiador que viveu entre 263 e 340 d.C.:
“Ainda viviam da família de nosso Senhor os netos de Judas, chamado irmão de nosso Senhor de acordo com a carne. Esses foram delatados como pertencentes à família de Davi...”; “Durante esse tempo, a maior parte dos apóstolos e discípulos, o próprio Tiago, o primeiro bispo da cidade, em geral chamado irmão de nosso Senhor, ainda vivo em Jerusalém...”; “Após o martírio de Tiago e a captura de Jerusalém, que se seguiu de imediato, registra-se que os apóstolos e discípulos de nosso Senhor que ainda viviam juntaram-se de todas as partes com os que eram parentes de nosso Senhor de acordo com a carne. Eles se consultaram para determinar a quem deviam julgar digno de suceder Tiago” (História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, pp. 89, 93 e 97). Ou seja, filhos e netos de Maria, e demais parentes distantes, entraram em acordo para escolher um substituto para Tiago no episcopado. Entenda-se “irmãos ou parentes na carne” como gerados de uma mesma raiz: Maria e José.

O historiador Flávio Josefo, em História dos Hebreus, à página 465, CPAD, 2001, também faz referência a Tiago: “Ele aproveitou o tempo da morte de Festo, e Albino ainda não tinha chegado, para reunir um conselho, diante do qual fez comparecer Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo”.
 
Autor:  Pr. Airton Evangelista da Costa

9 comentários:
Escrever comentários
  1. Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, enquanto as escrituras nos mostra irmãos do Senhor,os católicos supõem de forma tendenciosa para dar base as heresias, apoiando_se até mesmo nos confusos livros apócrifos deixando de lado a Palavra de Deus,todo cego na verdade quer ver, mas os católicos vêem mas não enxergam e nem compreendem e não podem serem curados pela sua obstinação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu Deus, quanta ignorância para uma pessoa só kkkkkkkk.... Deus deixou sua Igreja 1500 anos no erro e depois fundo os protestantes para corrigir seu erro rsrsrs e ainda disse,tu és Lutero e sobre este Lutero edificarei as minhas 25785435 igrejas rsrsrs... Estude a Igreja católica verdadeira amigo e não o rascunho que te passaram e conhecerá a verdade e a verdade vos libertará... Deus te abençoe, abraços...

      Excluir
    2. Oh meu Deus, quanta ignorância para uma pessoa só kkkkkkkk.... Deus deixou sua Igreja 1500 anos no erro e depois fundo os protestantes para corrigir seu erro rsrsrs e ainda disse,tu és Lutero e sobre este Lutero edificarei as minhas 25785435 igrejas rsrsrs... Estude a Igreja católica verdadeira amigo e não o rascunho que te passaram e conhecerá a verdade e a verdade vos libertará... Deus te abençoe, abraços...

      Excluir
    3. Ledo engano meu caro não faço parte dos evangélicos, sou crente e não evangélico sirvo a Deus segundo a fé primitiva que uma vez foi dada aos santos por Graça e misericórdia de Deus e arrogância e prepotência não convém aos que o servem,conheço bem a católica e sei o quanto deturpam e paganisam as Escrituras. Abraços.

      Excluir
    4. Hum, se serve a Deus segundo a fé primitiva então deve ter estudado os padres da Igreja né, ou não sabe do que estou falando ? Pois a Igreja primitiva é a mesma Igreja de hj de mais de 2000 anos e é universal e única.. He sobre arrogancia não quiz ser em meu comentário foi um comentário sarcástico mesmo, mais com todo respeito... Bom apenas peço que estude as fontes verdadeiras da Igreja para de fato conhece lá e não ficar apenas na superficialidade, q é o que muitos fazem nos dias de hj, deixo para vc dar uma pesquisada depois uma fato de uma grande conversão que se chama Scott ram um grande teólogo que se converteu atrás de seus estudos, e chegou a uma conclusão final, uma bela história... Fica a dica e espero ter ajudado em algo, mais sei que a grande maioria desses debates através da Internet dificilemte rendem frutos, por isso os tento evitar, para não gerar constragimentos .. Mais caso te causei algum constragimento me perdoe não foi minha reta intenção... Fique com Deus, abraços

      Excluir
    5. Hum, se serve a Deus segundo a fé primitiva então deve ter estudado os padres da Igreja né, ou não sabe do que estou falando ? Pois a Igreja primitiva é a mesma Igreja de hj de mais de 2000 anos e é universal e única.. He sobre arrogancia não quiz ser em meu comentário foi um comentário sarcástico mesmo, mais com todo respeito... Bom apenas peço que estude as fontes verdadeiras da Igreja para de fato conhece lá e não ficar apenas na superficialidade, q é o que muitos fazem nos dias de hj, deixo para vc dar uma pesquisada depois uma fato de uma grande conversão que se chama Scott ram um grande teólogo que se converteu atrás de seus estudos, e chegou a uma conclusão final, uma bela história... Fica a dica e espero ter ajudado em algo, mais sei que a grande maioria desses debates através da Internet dificilemte rendem frutos, por isso os tento evitar, para não gerar constragimentos .. Mais caso te causei algum constragimento me perdoe não foi minha reta intenção... Fique com Deus, abraços

      Excluir
  2. Da uma olhadinha em marcos 3.17
    La mostra que tiago irmao do senhor e filho de ze bedeu e o outto filho de alfeu. Por costume naquele tempo judeus chamavam primos de irmãos. E o tempi todo dis apenas os irmãos do senhor. Em nenhum momento fala filhos de maria. Texto no contexto.

    ResponderExcluir
  3. Da uma olhadinha em marcos 3.17
    La mostra que tiago irmao do senhor e filho de ze bedeu e o outto filho de alfeu. Por costume naquele tempo judeus chamavam primos de irmãos. E o tempi todo dis apenas os irmãos do senhor. Em nenhum momento fala filhos de maria. Texto no contexto.

    ResponderExcluir

Visualizações